Translate

terça-feira, 31 de julho de 2018

Impacto Ambiental 

 

É a alteração das propriedades físicas, químicas, e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forme de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: 

  

  • A saúde, segurança e bem-estar da população  

  • Atividades sociais e econômicas  

  • A biota  

  • Condições estéticas e sanitárias ambientais 

  • Qualidade dos recursos ambientais 


Importância e conceito do estudo e relatório de Impacto Ambiental:


É o relatório técnico que avalia consequências ambientais decorrentes de ações e projetos. É tido como forma de preservação e importância para o desenvolvimento sustentável, reduz impactos ambientais decorrentes devido ao crescimento populacional, poluição e consumo, por fim está inserido dentro da política nacional do meio ambiente, que define quais são as atividades que estão sujeitas a elaboração do diagnóstico.


Princípio do Poluidor Pagador:


Política do Meio Ambiente prevista na lei n 6938/1981, a qual impõe a qualquer pessoa física, jurídica, particular ou pública, que cause degradação ambiental a obrigação de recuperar e indenizar o dano causado.


Preservacionismo e Conservacionismo:


Preservacionismo: Movimento fundado por John Muir, em que acredita que qualquer seja a interferência humana é inteiramente nociva ao meio ambiente. Os animais, plantas e ecossistemas teriam um valor em si, independente da utilização que podem ter para o homem. 

Conservacionismo: Movimento em que consideram que o ser humano é capaz de utilizar recursos naturais de forma controlada e equilibrada. Baseia-se na prevenção de desperdícios e o uso moderado dos recursos da natureza para o benefício humano.



RIO ECO-92:


Foi um evento chamado Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizado de 3 a 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. A ECO-92 estabeleceu a responsabilidade em países emergentes pelas questões mundiais atreladas ao meio ambiente, além de elaborar diversos documentos que são referência em sustentabilidade, ajudando a estabelecer a forma de como as empresas podem cooperar como soluções para problemas ambientais, possuindo muita importância para o avanço da sustentabilidade corporativa e a vida no Brasil e no mundo.


Conferências Ambientais importância para o PNUMA:


As conferências possuem uma importância muito significativa para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Tudo começou com a sua criação em junho de 1972 na Suécia, mas especificamente em Estocolmo. Essa Conferência recomendou a criação de um órgão internacional, (PNUMA), o que foi acatado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) por meio da resolução n.2.997. 

Em busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta As Nações Unidas reuniram-se para debater questões globais a primeira vez em Estocolmo, em 1972, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 1992.





fontes: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2154461/no-que-consiste-o-principio-do-poluidor-pagador-denis-manoel-da-silva

https://www.youtube.com/watch?v=VzmrzPaqkTs

http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2010/08/importancia-da-eco-92-para.html

https://alunosonline.uol.com.br/biologia/movimento-ambientalista.html

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/importancia-estudo-de-impacto-ambiental-para-um-desenvolvimento-sustentavel/

https://augustommatias.jusbrasil.com.br/artigos/260981936/eia-rima-estudo-e-relatorio-de-impacto-ambiental

http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea03.html

http://www.sinus.org.br/2013/wp-content/uploads/2013/03/PNUMA-Material-de-Prepara%E7%E3o-Complementar.pdf

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário