Translate

terça-feira, 31 de julho de 2018

Impacto Ambiental 

 

É a alteração das propriedades físicas, químicas, e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forme de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: 

  

  • A saúde, segurança e bem-estar da população  

  • Atividades sociais e econômicas  

  • A biota  

  • Condições estéticas e sanitárias ambientais 

  • Qualidade dos recursos ambientais 


Importância e conceito do estudo e relatório de Impacto Ambiental:


É o relatório técnico que avalia consequências ambientais decorrentes de ações e projetos. É tido como forma de preservação e importância para o desenvolvimento sustentável, reduz impactos ambientais decorrentes devido ao crescimento populacional, poluição e consumo, por fim está inserido dentro da política nacional do meio ambiente, que define quais são as atividades que estão sujeitas a elaboração do diagnóstico.


Princípio do Poluidor Pagador:


Política do Meio Ambiente prevista na lei n 6938/1981, a qual impõe a qualquer pessoa física, jurídica, particular ou pública, que cause degradação ambiental a obrigação de recuperar e indenizar o dano causado.


Preservacionismo e Conservacionismo:


Preservacionismo: Movimento fundado por John Muir, em que acredita que qualquer seja a interferência humana é inteiramente nociva ao meio ambiente. Os animais, plantas e ecossistemas teriam um valor em si, independente da utilização que podem ter para o homem. 

Conservacionismo: Movimento em que consideram que o ser humano é capaz de utilizar recursos naturais de forma controlada e equilibrada. Baseia-se na prevenção de desperdícios e o uso moderado dos recursos da natureza para o benefício humano.



RIO ECO-92:


Foi um evento chamado Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizado de 3 a 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. A ECO-92 estabeleceu a responsabilidade em países emergentes pelas questões mundiais atreladas ao meio ambiente, além de elaborar diversos documentos que são referência em sustentabilidade, ajudando a estabelecer a forma de como as empresas podem cooperar como soluções para problemas ambientais, possuindo muita importância para o avanço da sustentabilidade corporativa e a vida no Brasil e no mundo.


Conferências Ambientais importância para o PNUMA:


As conferências possuem uma importância muito significativa para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Tudo começou com a sua criação em junho de 1972 na Suécia, mas especificamente em Estocolmo. Essa Conferência recomendou a criação de um órgão internacional, (PNUMA), o que foi acatado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) por meio da resolução n.2.997. 

Em busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta As Nações Unidas reuniram-se para debater questões globais a primeira vez em Estocolmo, em 1972, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 1992.





fontes: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2154461/no-que-consiste-o-principio-do-poluidor-pagador-denis-manoel-da-silva

https://www.youtube.com/watch?v=VzmrzPaqkTs

http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2010/08/importancia-da-eco-92-para.html

https://alunosonline.uol.com.br/biologia/movimento-ambientalista.html

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/importancia-estudo-de-impacto-ambiental-para-um-desenvolvimento-sustentavel/

https://augustommatias.jusbrasil.com.br/artigos/260981936/eia-rima-estudo-e-relatorio-de-impacto-ambiental

http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea03.html

http://www.sinus.org.br/2013/wp-content/uploads/2013/03/PNUMA-Material-de-Prepara%E7%E3o-Complementar.pdf

 





sábado, 28 de julho de 2018


Projeto Tamar


O Projeto Tamar foi criado com o intuito de preservar as tartarugas marinhas no brasil, consequentemente promove a conservação dos ecossistemas marinhos. As espécies estudadas são: verde (chelonia mydas), cabeçuda (caretta caretta), de couro (dermochelys coreacea), de pente (eretmochelys imbricata) e oliva(Lepidochelys olivacea).

Características:

·        Verde: Ocorre nos mares tropicais e subtropicais, seu habitat é geralmente águas costeiras com muita vegetação. Podem chegar até 143cm com peso médio de 160kg. Seu casco possui quatro pares de placas laterais, a alimentação varia com a idade, quando filhotes são onívoras e tornam-se herbívoras a partir dos 25/35cm de casco.

·        Cabeçuda: Atualmente encontra-se ameaçada, está distribuída nos mares tropicais e subtropicais de todo o mundo. Seu habitat é variável, os filhotes vivem em alto mar e os adultos em áreas de alimentação. Podem chegar até 136cm pesando aproximadamente 140 kg, sua carapaça óssea possui cinco pares de placas laterais, possui uma cabeça grande e uma mandíbula extremamente forte. são carnívoras, alimentam-se de caranguejos e moluscos.

·        De couro: Vivem na zona oceânica durante a maior parte da vida, pode chegar a até 178cm pesando 400kg. O casco é composto de uma camada de pele fina e resistente e milhares de pequenas placas ósseas formando sete quilhas ao longo do comprimento, apenas os filhotes apresentam placas, a dieta é composta por zooplancton.

·        De pente: É considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas. Preferem recifes de corais e águas costeiras, chegam até 110cm e em média 86kg. Sua dieta é baseada em esponjas, anêmonas, lulas e camarões. A cabeça e o bico estreito permitem buscar alimentos nas fendas dos corais.

·        Oliva: Distribuída nos mares tropicais e subtropicais, oceanos Pacífico e Índico. Média de 72cm de comprimento curvilíneo de carapaça média de 42kg, possuem seis ou mais pares de placas laterais, com coloração cinzenta (juvenis) e verde-cinzento-escuro (adultos). É uma espécie carnívora, alimenta-se de salpas, peixes, moluscos, crustáceos, briozoários, tunicados, águas-vivas, ovos de peixe e eventualmente algas.

Principais ameaças:

·        As  tartarugas no Brasil ainda estão ameaçadas de extinção. Das cinco, quatro desovam no litoral  e, por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas: cabeçuda(Caretta caretta), de pente(Eretmochelys imbricata), oliva(Lepidochelys olivacea) e de couro(Dermochelys coriacea).

·        A tartaruga verde(Chelonia mydas) está menos exposta, pois desova principalmente nas ilhas oceânicas, onde a ação predatória do homem é mais controlada, o que contribui com a estabilidade da sua população.

·         A cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Além dos predadores naturais, as ações do homem é uma das ameaças para as  populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: a pesca incidental, ao longo de toda a costa, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.






fonte: http://www.tamar.org.br/



Mergulho 



Atividade de mergulho livre realizada na Praia do Forte em piscinas naturais,que se formam quando a maré esta baixa. A profundidade das piscinas pode chegar a 5m e a água é cristalina, calma e de temperatura morna. Enorme variedade de peixes coloridos, corais e crustáceos.






fontes:http://blogdapraiadoforte.com.br/mergulho-na-praia-do-forte/
http://praiadoforte.org.br/passeios/mergulho-easy-nas-piscinas-naturais

terça-feira, 24 de julho de 2018





Cetrel



Empresa inicialmente pública que se tornou privada, que opera há 40 anos com a missão de promover sustentáveis e inovadoras soluções de engenharia ambiental. Possui o objetivo de ser referência mundial em controle ambiental a serviço das pessoas e compromisso com o futuro sustentável.


Indústria dedicada ao zelo pela qualidade ambiental no Polo Industrial de Camaçari, comprometimento com o meio ambiente e prevenção da poluição.


São prestados serviços em 4 áreas:


·     Distribuidora de água de Camaçari (DAC): implementada em 1978, extrai a água superficial e subterrânea, trata produzindo água clarificada e potável e por fim distribui para o complexo industrial.

·   Estação de Tratamento de Efluentes (ETE): sistema de tratamento de remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas. Após o tratamento dos efluentes, a fase sólida é estabilizada e mandada para fazendas de lodo, formando o biossólido, utilizado para fins de paisagismo. Já os efluentes tratados são dispostos de forma segura ao meio ambiente por meio de emissários submarinos, regularmente inspecionados.

· Gerenciamento Ambiental (GAM): atuação no gerenciamento de emissões atmosféricas, recursos hídricos, resíduos sólidos, efluentes e áreas impactadas. Possuem laboratórios químicos e biológicos altamente tecnológicos com disponibilidade de atuação em todos os estados brasileiros, prestam serviços como: ensaios físicos, químicos, cromatológicos, microbiológicos e ecotoxicológicos, ademais ainda possuem um eficiente serviço de redes de monitoramento do ar, como o hidrometeorológico, capaz de prever e alertar sobre chuvas, enchentes e transbordamentos.

·         Central de Tratamento de Resíduos (CTR): O processo de tratamento é térmico, onde os resíduos líquidos são mandados aos incineradores realizando o processo de queima em dois estágios, a maior parte da combustão é realizada no primeiro estágio, já no segundo a reação é complementada. As cinzas decorrentes do processo são dispostas em aterros industriais próprios para o serviço. O coprocessamento é o aproveitamento de resíduos industriais tóxicos ou não, sem ocorrer a formação de cinzas, por meio de o aproveitamento residual incorporando nos cristais de clínquer.







fonte: http://www.cetrel.com.br/